segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Um bom livro, um bom ser humano pra ser."

Eu faço psicologia. Meu namorado faz psicologia também. Ele no sétimo semestre, eu no primeiro. Eu sou fissurada pelo curso e, aproveito tudo o que ele tem a me dizer e tudo o que ele aprende, escuto com fervor. Pois um dia me aparece ele com um capítulo de livro, xerocado, na mão, me estende e diz "aqui, o autor descreve um terapeuta ideal, e na verdade, ti dou isso, porque ele praticamente ti descreve". Imaginem a minha alegria, eu, recém entrando nos estudos de psicologia, saber por meio de Contardo Caligares juntamente com meu namorado, que, eu, Carolinda comum Menezes, sirvo pra tal feito tão bem o quanto julgo que tem de ser sacerdócio pra exercer tal função nas vidas alheias.
Pois vejamos o que o tal Caligares, em seu livro "Cartas a um jovem terapeuta" diz; ele começa contando uma história sobre seu pai, médico, que recebia muitas flores, presentes, de seus pacientes, ora pois que , o psicólogo, não ganha presentes, e diz que o mesmo, não deve exercer a profissão querendo gratidão social, gratidão do paciente, pois quando tudo dá certo, é com muita alegria que o paciente vai embora. E o que se deve querer de fato, é fazer o outro feliz, sem querer nada em troca. Fala ele que o futuro terapeuta, deve ter um gosto pela palavra, e um carinho espontâneo pelas pessoas, por diferentes que sejam. Bater um papo com moradores de rua, deixa-los falar, falar, e ouvir, mesmo que o texto vire desconexo, que ele não desnprenda a sua atenção, e que muito menos você se enoje de ele passar a mão encardida em você. Fala sobre obtermos uma curiosidade extrema pela variedade de experiência humana, sem o minimo de preconceitos. Você pode ter e até deve, uma religião, algo o qual acredite, mas não pode fazer dele regra, a todos. Outro fator importante, é preciso sim, ter sofrimento psiquico, através do mesmo, sabemos como lidamos, como reagimos em certas situações, aprendemos com a dor. É preciso não ser nada certinho, experimentar de tudo na vida, de emoções, viagens, tudo, porque ter uma quilometragem de experiencia, ajuda a entender o proximo.
Enfim gente, lendo isso fiquei pasma, não por me julgarem ter estes atributos tão lindos como qualidades, mas por achar que estes atributos, deveriam ter todos, todos os seres humanos. O fato de ser humano, ser humanitário, se preocupar com todos, sem querer nada em troca, sem ser o bem. Claro que um psicologo deve ter tudo isso mesmo, ajuda muito, mas se pensarmos bem, e se todos tivessem estes atributos?E daí me lembro de uma frase que li num livro que dei a um ser humano que amo, que dizia o seguinte "-minha religião é muito simples, minha religião é a bondade" esta era a fé do coração., 14* Dalai Lama.

6 comentários:

Beatriz disse...

Livro incrivel, que vc mesma me recomendou, em uma semana já o tinha lido, hahaha, concordo plenamente com tudo que vc disse, e acho que ter essas qualidades trariam mais compreensao da parte de todos, e talvez assim melhorasse mtos aspectos de nossas vidas,
ps:vc sumiu
ps2:tenho coisas a te contar
ps3:bejo,saudades

Leandrô/Lemão! disse...

Tem livro que é tão a nossa cara, que parece que foi nós mesmo que escrevemos, não é?
Sei não, mas sempre desconfio que tem gente que escreve sobre nossa vida, por isso parece tanto. Nada é por acaso.

Anónimo disse...

Realmente... "se todos fossem no mundo iguais a você" (Tom Jobim)ahaha é possível que nem se precisasse de fazer terapia! Como diria Sartre..." Inferno são os outros" se fossem como você possível que a frase se modificasse para... o céu são os outros! Sou grata por ser tua amiga e fico feliz por estar num caminho tão certo!


Belo texto!

Anónimo disse...

Esse livro do Contardo me confortou DEMAIS frente de questionamentos, como se eu tão errante poderia exercer magnanime profissão?
Tenho anotado trechos nas divisórias de um fichário "antigo" à lá terceiro semestre q tb diz:
"Poderia um terapeuta ser homossexual?"
Geralmente pensamos que um sujeito que assuma uma preferência sexual excêntrica seja necessariamente um tarado. Essa convicção é sempre fruto de alguma repressão". Se vc nao transforma a preferencia em tara, um travesti nã será terapeuta muito diferente do que o terapeuta de terno Armani".

Isso salvou minha vida um dia!

wayouare* disse...

O ser humano é burro. É tudo meio qeu culpa desse sistema de fazer as coias e esperar algo em troca. Quando na maioria das vezes botamos esperenças em coisas qeu nunca retornam do jeito qeu a gente qeuria. Agora é julgar se isso é bom ou ruim.

Fagner Marques disse...

É, carol. Sinta-se orgulhosa por ser assim. Com certeza esses atributos deveriam estar em todas as pessoas. Infelizmente é estão cada vez mais raros.
Outra coisa que eu acho que deveria ser pensado é como o mal acaba se sobrepondo naturalmente ao bem, na maioria das pessoas.

Enfim, toda essa lorota era pra dizer que tou com saudades de ti, mala.

Como tu ta?

bjbj

Acerca de mim

A minha foto
CADA UM ENCARA, CONFORME A SUA CARA.