domingo, 20 de dezembro de 2009

"Um Carro ou um Copo?"

Eu volta e meia to reclamando que to sem grana, pra minha mãe. Ela me diz ; "-filha, mas tu gasta todo teu dinheiro comprando cerveja, na festa, quanto custa ? Uns cinco reais de certo. Por um copo de cerveja? Juntando tudo tu podia comprar um carro!". Sim, todos nós bohemios e noturnos sabemos que gastamos mesmo na noite. Ainda mais quando saímos na sexta e no sábado. E as vezes até nos domingos a noite. E compramos cevas, e não compramos o carro.
Eu não compro apenas um copo de plástico com um liquido amarelo entorpecente. Eu me destraio indo até o balcão e vendo quem tá lá. Eu compro dois copos e tenho a possibilidade de ser gentil com algum amigo dando-o um copo. Eu compro um copo de ceva mas compro também a garganta regada de tempos em tempos de tanto a voz arranhar. Eu compro minhas mãos ocupadas e o olhar disfarçado pra dentro do copo quando recebo um flerte. Eu compro um copo que ofereço como flerte. Eu compro uma volta pelo bar. Eu compro uma desculpa pra passar por ele.Eu compro uma maneira de socializar. Eu compro uma maneira disfarçada de me tranquilizar.
Se eu comprasse um carro, ele me levaria pra onde ? Se antes eu não tivesse feito amigos, se antes eu não falasse com as pessoas e elas me conhecessem, se antes eu não fosse gentil? Se antes eu não flertasse? Quem sentaria no banco do carona se eu não recebesse flertes? Se antes eu não desse voltas despretenciosas pelo ambiente e conhecesse gente nova que me convidasse a ir com meu carro a algum lugar? Antes um copo na mão, no que um carro parado na garagem mãe. Beijos.

7 comentários:

Kika disse...

certamente teria mais "amigos". Nunca ia ficar sem companhia pra sair, nem dependendo de ser legal pra ser convidada a sair em algum carro alheio. A gente sabe que é verdade. Mas eu ainda prefiro a parceria do copo.

Gui Trento disse...

não tinha pensado por esse lado. o copo representa muito mais do que o carro, semiológicamente falando ! :D

adorei o texto

Ronaldo Schirmer disse...

Falou tudo. Carro é bastante individual e solitário, já a cerveja, sociável e amistosa. Um é aço o outro é ouro. Um é andar o outro é voar.

SE QUERES TEU CARRO SEMPRE CHEIO, COMECA POR ENCHER OS COPOS ALHEIOS ;)

Unknown disse...

que maravilha. Um copo de cerveja sem dúvida abri mais opções de sociabilidade do que um carro. Curti a parte do flerte. O copo de cerveja te possibilita conhecer os próximos que estão compartilhando da bebida, é a mesma coisa que chamar alguém pra sair, é o "vamo beber alguma coisa", já é um convite implícito pra conversar conhecer, de fato o copo dá a oportunidade de se relacionar. Nunca tinha pensado nisso.

Lucas Scheik disse...

Sabe que eu já passei noites pensando nisso... só que minha mãe nunca me sugeriu comprar um carro... Mas ficava pensando que não teria pra onde ir de carro se eu tivesse trocado todas as cevas e a vodka por uma máquina daquelas.

Clara disse...

Consegue descrever simplesmente os sentimentos de uma noite, e como um copo realmente faz diferença! O que seria de nós sem aquela ida ao bar? O copo já se tornou o amigo e o carro simplesmente um acessório totalmente dispensavel. Cara, tu escreve muito bem!

Unknown disse...

o copo traz o que é mais verdadeiro, concordo. e ainda digo que o fato de ter o carro te impossibilita ter o copo ao mesmo tempo. e entre os dois, numa noite, prefiro o copo.

Acerca de mim

A minha foto
CADA UM ENCARA, CONFORME A SUA CARA.