quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Não tem?"


Muito bacana ver que no meu texto do "alguém me ajuda" tiveram mais comentários do que os quais eu falava sobre amor, hipocrisia, crises existênciais...Fiquei me perguntando o que chamou tanto a atenção das pessoas a virem aqui e ler o que se tratava. Claro. Se tratava de alguém em uma posição de vitimização. Precisava de alguém. Todo mundo quer ser o alguém de alguém. Todo mundo quer ajudar. As pessoas mais privilegiadas de auto-conhecimento, adoram ajudar.

Sim, eu mesma adoro ajudar. Quero terminar o curso de psicologia pra poder "ajudar" as pessoas mais frágeis psicologicamente. Mais frágeis psicologicamente que quem? Que quem? Neste caso, pessoas mais frágeis que EU! Daí pensei que, talvez essa síndrome de boa pessoa, de querer ajudar tanto, pode ser uma maneira de dizer sem querer dizer já dizendo "eu sou mais forte", ou "eu sei mais do que tu".

Queira ou não queira, cada vez que ajudamos alguém, estamos nesta coisa de sermos superiores. Aí, vem a idéia de que, todo mundo adora ajudar, todo mundo quer mostrar que já passou por aquela situação e entendeu bem ela, aprendeu com ela e tal e sabe lidar com "problemas". Claro, que, o que pesa mais, é que, nos sentimos bem ajudando, pela alegria do ajudado, e não por nós mesmos. Mas que tem um pira de orgulho, mesmo que seja recalque , tem. Não?

3 comentários:

Beatriz disse...

Concordo com tua tese, mesmo que inconscientemente tem orgulho sim, até ao ajudar o próximo somos egoistas, nenhum ato é completamente altruista, fazemos o bem para o próximo porque assim NOS sentimos bem, claro que vc não faz ao outro esperando que vc vá receber, mas se vc precisar do outro e ele não lhe ajudar vc vai sim ficar indignado, essa é a realidade acredito.
Mas é isso ai, precisando estamos ai, HAHA
bejinho lov

Anónimo disse...

Ajudar o outro faz você refletir sobre necessidades alheias que normalmente são tuas também...por que no fundo passamos quase sempre por problemas semelhantes...medos, traumas, pequenos monstros que criamos! Sim, tua lógica é mesmo certa, ajudando estamos também querendo ajuda! Mas, ca entre nós, este ato de ter algo em troca é menos egoista que qualquer outro pois mesmo tendo esta ponta de egoismo, nos doamos...meio contraditorio?! Bem acredito que seja por ai!
Este foi um dos textos que mais gostei, por que...acho que realmente me fez pensar em algo de uma forma que nunca antes pensei...me fez pensar...me ajudou..ahahaha!

ótimo!
Continue ajudando....por favor!

Anónimo disse...

Mas é graças ao outro que blefa que sabe, que acreditamos no mesmo e a ajuda se faz.
Não é à toa que o lugar do analista se chama SUJEITO SUPOSTO SABER.
Supomos que ele é o alguém que sabe como, que pode ajudar, e dessa confiança nele, nos seus títulos, etc... é que permitimos que ele nos conduza até a nossa tomada de saber sobre si mesmo! Pq ele, o sujeito suposto saber ESPECIALIZADO PARA ISSO sabe que nada sabe, por isso não responde, descobre para nós O NOSSO SABER e nos elucida!

Acerca de mim

A minha foto
CADA UM ENCARA, CONFORME A SUA CARA.